mortes de celebridades estimulam desconfiança sobre número de vítimas


Com o número crescente de figuras públicas cujas mortes foram anunciadas nos últimos dias na China levaram a população a questionar o número oficial de mortes por covid-19 contabilizado pelo governo. 

A morte da cantora de ópera Chu Lanlan de 40 anos, em dezembro foi um choque, considerando o quão jovem ela era. A família da artista declarou estar triste, mas não deu detalhes sobre a causa da morte.

No final do ano passado, a China abandonou sua rígida política de “Covid zero” e  atualmente está vendo um rápido aumento de infecções e mortes, também há relatos de hospitais e crematórios ficando sobrecarregados. Na última quarta-feira (04), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o país estava subnotificando o verdadeiro impacto da Covid no país. 


                                                             Chu Lanlan, famosa cantora de ópera da China. (Foto/Reprodução: Veja)


As mortes de Chu Lanlan e de outras personalidades geraram especulações de que elas faziam parte de uma quantidade muito maior de perdas para a doença do que as que estão sendo computadas oficialmente, embora no caso dessas figuras públicas não se sabe ao certo se foram causadas pelo coronavírus. Outra morte que causou imensa tristeza e desconfiança foi a do ator Gong Jintang, no dia do Ano Novo, com 83 anos, era conhecido por muitas famílias por sua atuação na série de TV mais antiga do país, não se sabe ao certo a causa da morte dele, mas muitos usuários de redes sociais relacionaram a morte recente do ator à de outras pessoas mais velhas.

O roteirista Ni Zhen, de 84 anos, também morreu recentemente, ele ficou famoso pelo filme Raise the Red Lantern, de 1991, considerado por vários críticos como um dos melhores filmes chineses, Já Hu Fuming, que era jornalista e professor aposentado da Universidade de Nanjing, morreu em 2 de janeiro aos 87 anos.

 

Foto Destaque: Onda de mortes por covid-19 sobe na China. (Foto/Reprodução: O Globo)

 





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *