Nidec Global Appliance e UFSC comemoram parceria
O resultado foi o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira que é reconhecida na Europa, na Ásia e nas Américas como uma das melhores do mundo
A multinacional Nidec Global Appliance, detentora da marca Embraco, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebram, em 2022, uma parceria sólida de quatro décadas, que tem resultado em estudos disruptivos e produtos inovadores para refrigeração de alta performance em lares, estabelecimentos do varejo de alimentos, de serviços de alimentação e médico-científicos no Brasil e no mundo, se fortalecendo como case de sucesso do modelo de parceria empresa-universidade em nosso país.
“Trata-se de uma das parcerias mais longevas entre uma universidade pública e uma empresa”, explica Adriano Francisco Ronzoni, engenheiro, mestre pela UFSC e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nidec Global Appliance. “Começou em 1982, quando procurávamos uma universidade que estivesse disposta a encarar o desafio de desenvolver tecnologia nacional de compressores. Nascia ali uma forma de trabalho que se tornaria um marco para o mundo da refrigeração”, conta.
Na Nidec Global Appliance, a parceria com a UFSC está sob responsabilidade do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), mais especificamente da área de Engenharia Avançada. O escopo de estudos compreende as áreas de termodinâmica de compressores, sistemas de refrigeração, materiais de engenharia, metrologia, acústica e vibração.
O papel fundamental da UFSC não é desenvolver o produto em si, mas, sim, gerar conhecimento, formar profissionais capacitados e auxiliar na formulação de ferramentas de engenharia que possam ser utilizadas pelo time de P&D da Nidec Global Appliance no desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos. “Existe um aprendizado mútuo entre empresa e universidade, o que é benéfico para o desenvolvimento de todos”, diz o pesquisador.
Ao longo do tempo, o resultado foi o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira que é reconhecida na Europa, na Ásia e nas Américas como uma das melhores do mundo. “Do ponto de vista da empresa, o benefício é concreto em termos de geração de conhecimento, tecnologia e negócios. Mas, precisamos destacar também o retorno para a sociedade por meio da formação de pessoas”, destaca Ronzoni.
Hoje, a maioria dos cargos no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nidec Global Appliance é preenchida por profissionais que atuaram de alguma forma na parceria com universidades. “Mais do que isso, além de nossos profissionais, temos inúmeros exemplos de pessoas que se formaram na UFSC, passaram pela Nidec Global Appliance e, hoje, ocupam cargos importantes em empresas e institutos de pesquisa dentro e fora do Brasil. Estamos contribuindo para a disseminação do conhecimento por intermédio de pessoas que hoje ocupam posições estratégicas do setor de refrigeração no mundo inteiro”, afirma.
Fazem parte da parceria com a UFSC os laboratórios POLO (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica), LVA (Laboratório de Vibração e Acústica), LabMat (Laboratório de Materiais) e o LIAE (Laboratório de Instrumentação e Automação de Ensaios). No Brasil, a Nidec Global Appliance também mantém parcerias com outros grupos de pesquisas de instituições universitárias, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Regional de Blumenau (Furb).
VESH combina eficiência energética e sustentabilidade
Um case que reforça a importância deste modelo é o compressor de velocidade variável VESH para refrigeradores domésticos, em fase de lançamento. O produto marca um novo estágio no desenvolvimento de soluções de refrigeração sustentáveis dada sua diferenciação em termos de eficiência energética. Esse foi um dos projetos que levou a Nidec Global Appliance a garantir o terceiro lugar, do segmento de bens de capital, no ranking das empresas mais inovadoras do prêmio Valor Inovação 2022.
“O VESH é um modelo de velocidade variável, da família compressores de altíssima eficiência, da marca Embraco. Tem metade do tamanho de seus antecessores e com a sua tecnologia, é 5% mais eficiente do que a geração anterior. Por meio de uma série de avanços em todos os seus componentes, também entrega quase 50% a mais de capacidade de refrigeração em comparação com um compressor tradicional, de mesmo tamanho, e de velocidade fixa”, descreve Claudio de Pellegrini, diretor sênior da área de Engenharia Avançada.
A redução no consumo de energia elétrica e o uso de refrigerantes naturais no processo de resfriamento são destaques no compressor e trazem vantagens para o consumidor e para o meio ambiente. “O VESH é uma solução de refrigeração de alta qualidade, com consumo de eletricidade reduzido. Quando colocamos esses aspectos em escala, ou seja, em milhões de refrigeradores que são vendidos anualmente, o impacto positivo do produto na economia na conta de energia e na sustentabilidade são muito representativos”, celebra o executivo.
O VESH é o resultado de um esforço conjunto entre times da Nidec Global Appliance de diferentes países e a universidade brasileira. Times do Brasil, China e Áustria trabalharam remotamente durante a pandemia em busca da solução para melhor atender o mercado de refrigeração.
Seu lançamento é uma resposta às tendências mundiais de eficiência energética, miniaturização, diminuição de ruído e uso de refrigerantes naturais. Ele se consolida como o compressor de velocidade variável de maior eficiência energética disponível no mercado. “O desafio para alcançar resultados desta magnitude é enorme: requer tempo e esforço colaborativo continuado em prol de objetivos bem definidos. Nesse contexto, a parceria com a UFSC foi essencial e nos ajudou a responder de forma efetiva às demandas da sociedade, gerando resultados muito positivos para todos”, finaliza Claudio de Pellegrini.