O que está acontecendo com Nova York?


Um vídeo divulgado há quatro semanas mostra um cenário assustador na cidade de Nova York, nos Estados Unidos (EUA). Moradores flagraram as ruas cheias de lixo espalhado e com fluxo anormal de pessoas nas ruas.

O vídeo em questão não foi algo incomum para a cidade norte-americana. A partir da imprensa internacional, Oeste monitorou que, somente neste mês, Nova York ganhou manchetes por causa de problemas como imigração ilegal, tráfico de drogas e outros tipos de crime.

As cenas já são frequentes em cidade dos EUA, que conta com 8,8 milhões de habitantes.

Os problemas de Nova York

Estima-se que mais de 116 mil imigrantes chegaram a fronteira sul do Texas, no ano passado. O governador do Estado sulista, o republicano Greg Abbott, cumpre promessa de campanha ao enviar imigrantes ilegais para Estados governados por democratas, como é o caso de Nova York. Abbott se elegeu em 2022.

Ônibus imigrantes
Ônibus com imigrantes vindos do Texas são deixados com frequência em Nova York | Foto: Reprodução/Fox News

“O desafio que a cidade de Nova York e o Estado de Nova York estão enfrentando é causado por uma pessoa, Joe Biden”, disse o governador do Texas. “Biden pode virar esse interruptor a qualquer momento e impedir que Nova Iorque tenha de lidar com as consequências de uma fronteira aberta. Eles devem prevalecer sobre o seu presidente por mais do que apenas dinheiro.”

A governadora democrata de Nova York, Kathy Hochul, solicita ajuda do governo federal. Ainda assim, critica as falas de Abbott. Ela culpa o político do Partido Republicano pela crise de imigração.

Governadora Nova York
Governadora culpa republicanos pela grave crise imigratória e criminal que assola a cidade de Nova York | Foto: Reprodução/Fox News

“Os nova-iorquinos merecem mais do que ficar presos em um jogo vicioso de batata quente política”, disse o porta-voz da governadora de Nova York. Ele acrescenta ainda que o governador do Texas deveria convocar “seus colegas republicanos no Congresso para colaborar com Biden na reforma da imigração”.

Apesar disso, Kathy disse que imigrantes terão de “procurar outro lugar para ficar”. A governadora afirma não há mais capacidade para suportar a vinda de mais pessoas para Nova York.

De acordo com a governadora, o Estado está custeando cerca de 40-45% dos custos domiciliares dos imigrantes que encontraram refúgio em Nova York.

Também democrata, o prefeito de Nova York, Eric Adams, enfrentou protestos de cidadãos durante coletiva de imprensa realizada em 15 de setembro. Ele havia convocado o evento justamente para falar sobre o problema da crise.

YouTube video

Na parcial deste ano, dados do Departamento de Polícia de Nova York demonstram um aumento de 17% em assaltos e 7% em crimes de estupro, quando comparados com dados do ano de 2022.

Indice crime Nova York
Índices de crime em Nova York crescem; autoridades democratas afirmam que pandemia é o principal fator | Foto: Reprodução/NYPD

A criminalidade começou a aumentar em 2020, depois de três décadas de baixas históricas.

Em depoimento ao site do jornal New York Post, um morador de 38 anos, que não teve a identidade divulgada, disse estar assustado com a situação da cidade. Ele fez questão de registrar não ser um militante do Partido Republicano. Pelo contrário, inclusive. “Sou um dos muitos ‘progressistas’ que vivem na cidade e sinto que não queremos falar sobre tudo isto que está acontecendo, mas está definitivamente acontecendo.”

Recentemente, o prefeito Adams fez pronunciamento com o tema “O Estado de Nossas Escolas”. Isso ocorreu devido ao aumento de tráfico de drogas dentro das escolas no centro da cidade de Nova York.

“Estamos vendendo cannabis nas lojas e os jovens chegam ‘drogados’ todo dia”, disse o prefeito, em discurso.

Autoridades alertam que a maconha, que passou a ser comercializada até mesmo em colégios de Nova York, está sendo selada com uma substância perigosa, o fentanil. De acordo com a emissora britânica BBC, em 2023, as overdoses pela droga mataram cerca de 300 pessoas por dia nos Estados Unidos.

Na semana passada, por exemplo, o caso de um bebê de 1 ano chamou a atenção. Ele, que estava numa creche de Nova York, morreu devido à overdose de fentanil. A polícia acredita que o contato do bebê, Nicholas Dominici, com a droga tenha acontecido por meio de um tapete, utilizado para a hora do cochilo.

Em 21 de setembro, policiais encontraram mais drogas embaixo do assoalho na creche em que o bebê de 1 ano morreu.

Drogas creche
Polícia encontra mais drogas escondidas em área onde crianças brincavam | Foto: Divulgação/DCPI





Source link