OMS diz que investiga origens da Covid após relatório sugerir que  vírus vazou de laboratório chinês – Notícias



A OMS (Organização Mundial da Saúde) não abandonou nenhum plano para identificar as origens da pandemia de Covid-19, declarou o diretor-geral do órgão nesta sexta-feira (3).


“Escrevi e falei com líderes chineses de alto nível em várias ocasiões, apenas algumas semanas atrás. Até então, todas as hipóteses sobre as origens do vírus permanecem sobre a mesa”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus. 



O Wall Street Journal informou no domingo (27) que o Departamento de Energia dos EUA havia concluído, em um relatório, que a pandemia provavelmente surgiu de um vazamento de laboratório em Wuhan, na China — uma avaliação que Pequim nega.


Questionada sobre o assunto, a chefe da resposta à Covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, explicou que a agência tinha pedido informações a altos funcionários da representação dos EUA nas Nações Unidas, em Genebra, além de ter feito a mesma solicitação ao próprio departamento.


“No momento, não temos acesso a esses relatórios nem aos dados que permitiram produzir esses relatórios”, disse.


Para Tedros, todas as possíveis causas da pandemia de Covid continuam dispostas. “Gostaria de deixar bem claro que a OMS não abandonou nenhum plano para identificar as origens da pandemia de Covid-19.”


O diretor-geral complementou sua declaração com um pedido: “Se um país tem informações sobre as origens da pandemia, é essencial que essas informações sejam compartilhadas com a OMS e a comunidade científica internacional”.


Não se trata de “encontrar a culpa”, disse ele, mas de permitir “avançar nossa compreensão de como a pandemia começou para que possamos prevenir futuras epidemias e pandemias, nos preparar e responder a elas”.


Além do Marburg: conheça outros vírus que causam hemorragias fatais




Source link