Pentágono diz que Estados Unidos voarão ‘onde o direito internacional permitir’ – Notícias







O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou nesta quarta-feira (15) que os aviões americanos voarão “onde o direito internacional permitir” e advertiu a Rússia a agir com precaução depois que um caça supostamente derrubou um drone americano.


Austin fez a declaração pouco depois de uma conversa por telefone com o homólogo russo, Sergei Shoigu, sobre o incidente de terça-feira (14) sobre o mar Negro, quando dois caças russos interceptaram um drone de vigilância americano.


Os Estados Unidos chamaram a atitude russa de “imprudente” e “pouco profissional”, enquanto Moscou nega responsabilidade e acusa Washington de realizar voos “hostis” na região.


“Os Estados Unidos continuarão voando e operando onde o direito internacional permitir”, disse Austin aos jornalistas depois da ligação com Shoigu. “E corresponde à Rússia operar seus aviões militares de maneira segura e profissional”, acrescentou.







O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Mark Milley, disse que o Pentágono está analisando vídeos e dados do drone para ver exatamente o que aconteceu.


“Se foi intencional ou não? Ainda não sei”, disse aos jornalistas. “Sabemos que a interceptação foi intencional. Sabemos que o comportamento agressivo foi intencional, também sabemos que foi muito pouco profissional e muito inseguro.”


“Mas o contato real do caça russo […] o contato físico, ainda não temos certeza”.







Austin agradeceu a Shoigu pela conversa. Desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, o contato direto entre as principais autoridades de defesa de ambos os países tem sido extremamente raro.


“Levamos muito a sério qualquer potencial de escalada e por isso acreditamos que é importante manter abertas as vias de comunicação. Creio que é realmente fundamental que possamos pegar o telefone e conversar entre nós. E creio que isso ajudará a evitar erros de cálculo no futuro.”




Conheça o drone dos EUA supostamente derrubado pela Rússia









Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *