Pode ou não? Conheça a resposta da massoterapeuta Iara Coury
A drenagem linfática é um tipo de massagem que tem como objetivo estimular o melhor funcionamento do sistema linfático. Isso traz grandes benefícios, como desintoxicação do organismo, melhora no sistema imunológico, além de diminuir o inchaço da retenção de líquidos no corpo.
No entanto, drenagem linfática na gravidez, pode ou não? A massoterapeuta Iara Coury, graduada em Estética e Cosmética, além de pós-graduada em Saúde da Mulher, pode responder essa questão com propriedade.
“A drenagem linfática é muito recomendada no período de gestação e também no puerpério [período pós-gestação]. As vantagens são inúmeras, como a diminuição do inchaço causada pela gestação, decorrente de toda oscilação hormonal”, explica Iara Coury.
Vale ressaltar que o procedimento de drenagem linfática não emagrece. No entanto, com a diminuição de retenção de líquidos, pode ser que ocorra perda de peso, mas que é causada pelo inchaço e não por quilinhos a mais.
No entanto, há algumas contraindicações para massagem de drenagem linfática em grávidas: “Gestantes com insuficiência renal, trombose venosa profunda, gestação de risco, com hipertensão arterial, doenças do sistema linfático ou infecções de pele ou erupções cutâneas precisam obter autorização do obstetra antes de fazer drenagem linfática”, orienta a massoterapeuta.
Até os massoterapeutas profissionais precisam de um curso de especialização em drenagem linfática para gestantes antes de realizar esse tipo de massagem.
Isso porque, a drenagem linfática em grávidas é diferente do procedimento em uma pessoa que não está gestante. Há princípios ativos, manobras e pressões inadequadas que não devem ser aplicadas na drenagem linfática para gestantes, por exemplo.
“Por isso, toda gestante, além de ter a autorização do obstetra para fazer a drenagem linfática, deve procurar um massoterapeuta com especialização”, orienta Iara Coury.
Iara Coury, além de ser massoterapeuta, também é mentora de cursos na área. Portanto, os massoterapeutas precisam fazer um curso de credibilidade para oferecer drenagem linfática para gestantes.
Acesse o site da massoterapeuta Iara Coury para ficar atento aos cursos oferecidos de forma online pela profissional. Também siga o Facebook da massoterapeuta.
Foto Destaque: Reprodução