Polícia russa censura obras de exposição pacifista de artista idosa – Notícias

[ad_1]












A polícia da Rússia confiscou nesta quarta-feira (1º) obras pacifistas da artista Elena Osipova, 77 anos, um dia após a inauguração da exposição na sede de um partido de oposição russo em São Petersburgo.


Inaugurada na terça-feira (31) à noite na sede do partido Yabloko, a exposição era composta por cerca de vinte cartazes e quadros de Osipova, criados entre 2014 e 2022. Os policiais entraram no local afirmando ter recebido um alerta de bomba, segundo o Yabloko.


Os agentes não encontraram nenhuma bomba, mas “descobriram nas paredes imagens gráficas desenhadas em tela e papelão, que provavelmente contêm informações falsas sobre as forças armadas russas”, diz o comunicado, citando um relatório da polícia.


“As obras de arte foram apreendidas” e “a polícia as levou embora sem embalá-las adequadamente”, criticou o partido.













Entre as obras da artista estava “Os Olhos de Consciência”, um desenho do rosto de uma menina de olhos grandes com uma frase escrita em russo e ucraniano: “Mãe, tenho medo da guerra”.


O regime do presidente russo, Vladimir Putin, intensificou a repressão aos opositores em meio à ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. As autoridades aprovaram uma lei que prevê até 15 anos de prisão por qualquer publicação de informação sobre o Exército russo considerada “falsa”.


Osipova é conhecida há anos como uma ferrenha opositora da política de Putin. Ela é contrária a qualquer forma de conflito armado.


A artista foi às ruas pela primeira vez com um cartaz pacifista em 2002, depois da tomada de reféns no teatro Dubrovka de Moscou por combatentes chechenos. Desde então, Osipova tornou-se uma habitual frequentadora de protestos em São Petersburgo. Ela foi presa diversas vezes pela polícia e os cartazes foram confiscados.







Veja quais países prometeram tanques de guerra à Ucrânia
















[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *