Porto de Imbituba volta a receber linha internacional


Última linha de longo curso operou em Imbituba entre os anos de 2017 e 2019

A Santos Brasil fechou contrato com o armador panamenho CTM – Corporación de Transportes Marinos, representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil, e passará a receber a nova linha de navegação no seu terminal de contêineres de Imbituba (SC) a partir de agosto. Com esta conexão o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos. O serviço iniciará com o navio X-press Moy, tendo escalas a cada três semanas em Imbituba e, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir o MV Theodor como segundo navio da rota.

No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil e têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também com Hub-Ports para a América Central e Caribe. Nos últimos embarques, transportaram, principalmente, alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados e materiais de higiene pessoal e de limpeza. O Porto de Imbituba está sob a gestão do governo catarinense, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. De acordo com Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil, Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais comparadas a qualquer outro porto da região Sul do Brasil, provendo um serviço com menor custo e tempo de operação. Para Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, a parceria com a Santos Brasil para operações no Tecon de Imbituba irá viabilizar muitos negócios junto aos exportadores que embarcarem com a CTM por meio deste porto. 



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