Prefeitura de Palmas no combate ao coronavírus


A Covid-19 como sabemos ainda não nos deixou, todos os dias os cuidados se repetem; uso de álcool gel, mascaras e distanciamento social permeiam nossas vidas desde 2020.

As medidas cautelares de prevenção e transmissão do vírus, foram devidamente aderidas pela prefeitura de Palmas -Tocantins, fato é que o município apresentou queda nos números de casos positivos. Segundo dados no site da prefeitura, 168 pessoas testaram positivo na primeira semana de janeiro, 110 casos a menos que os registrados entre os dias 25 e 31 de dezembro de 2022.

Além disso, a prefeitura disponibiliza um site conscientizando a população a respeito da importância da vacinação e testagem com teste rápido de antígeno e o RT-PCR (o teste da haste com algodão no nariz). É possível fazer o agendamento para ambos no link: https://coronavirus.palmas.to.gov.br/ – você encontra o número de casos confirmados, descartados, taxa de ocupação de leitos, unidades que possuem cobertura vacinal e outras informações úteis. Não possui somente informações para a população; os profissionais também tem acesso a dicas, manuais e informações sobre o coronavírus no mundo.


Autoteste de Covid-19 comercializado pela Anvisa. (Foto: Reprodução/ al.unit.br)


 

O resultado do teste de antígeno fica pronto em 15 minutos, é realizado em grupos específicos como: idosos, crianças, gestantes, pessoas com comorbidades, profissionais das áreas de saúde e segurança. Aos grupos não informados, é possível realizar o teste RT-PCR que fica pronto em 72 horas.

Vale lembrar que em Fevereiro de 2022 a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou a fabricação e comercialização de autotestes em farmácias no país. É um produto fácil de manusear e permite que todas as etapas do processo de testagem sejam feitas em casa. O autoteste não define diagnóstico, mas serve de orientação para a procura de um atendimento hospitalar, evitando inclusive, a transmissão do vírus de forme imediata.

Foto destaque: Criança sendo vacinada.
Reprodução/ Ascom Prefeitura/ clebertoledo.com.br





Source link