Rede HiperZoo torna-se o primeiro atacarejo pet do Paraná
Ao contrário do que aconteceu em outros setores, o mercado pet teve um aumento no consumo durante a pandemia
Com investimento de quase R$ 5 milhões, o HiperZoo Pet Atacado evoluiu de megastore para atacarejo, tornando-se a primeira loja do gênero no Paraná. Com mais de 2 mil metros quadrados, a loja passou por reforma, incremento de 50% no estoque, um novo modelo de precificação e, agora, passa a atender também nessa modalidade, seguindo o movimento dos atacadistas do setor alimentício. O foco da empreitada são os pequenos e micro comerciantes, para quem a marca prepara condições comerciais especiais. Com a ampliação, surgiram mais 70 empregos diretos e indiretos. Aos sete anos, a rede tem seis lojas e previsão de abertura da sétima ainda este ano em Curitiba, um crescimento nas vendas calculado em 86%. O estoque soma mais de 30 mil itens de diversas categorias, como alimentação, higiene e limpeza, farmácia veterinária, boutique e acessórios – além de atendimento especializado em banho e tosa, pet wash (local onde o próprio tutor pode banhar o seu pet), consultório veterinário e café pet friendly.
Segundo a sócia-diretora do HiperZoo, Patricia Maeoka, ao contrário do que aconteceu em outros setores, o mercado pet teve um aumento no consumo durante a pandemia. “As pessoas buscam um único lugar que atenda às necessidades dos pets, que já se tornaram membros da família. Antes, um mesmo cliente precisava frequentar quatro locais diferentes”, recorda. A mudança também se inspirou em uma pesquisa interna em que foi possível identificar a dificuldade dos pequenos comerciantes de bairro. “No atacado, teremos condições comerciais e produtos para atender a toda a capital e região metropolitana, além de algumas cidades do interior e litoral. Nosso objetivo é chegar aos comerciantes do setor oferecendo melhores condições comerciais e prazo de pagamento, sem valor mínimo de compra”, completa Maeoka. Segundo dados do DataHub 2022, o Paraná é um dos cinco maiores mercados no segmento pet do Brasil, com concentração de 7% das empresas de todo o país. A mesma pesquisa revela que existem mais de 110 mil empresas e microempresas nesse mercado, representadas por pet shops, banho e tosa, adestradores e creches, de Norte a Sul do Brasil. Só em Curitiba são 2.170 lojas.