Rio lança serviço para motorista fugir do trânsito do Carnaval


A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Operações do Rio (COR), lançou um serviço que informa o motorista sobre os focos de trânsito no Carnaval. De acordo com a administração municipal, o objetivo é oferecer aos foliões uma rota de desvio dos engarrafamentos.

O serviço, lançado em parceria com o aplicativo Waze, mostra a localização de postos de saúde e delegacias no caminho dos motoristas. O Waze também firmou parcerias semelhantes com São Paulo e Salvador, por exemplo.

O recurso está em uso desde a manhã de sexta-feira 17. Ele ajuda principalmente na criação de rotas para fugir das interdições da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, ocupada por carros alegóricos da Série Ouro. Esse grupo desfila hoje na Sapucaí.

Apesar de o governo do Estado e a prefeitura terem decretado ponto facultativo na sexta-feira, a cidade registrou 48 quilômetros de engarrafamentos ao meio-dia — quase o mesmo volume visto na média das três sextas-feiras recentes: 49 quilômetros. Depois, contudo, a situação melhorou. O COR registrou 31 quilômetros de congestionamento às 9 horas e uma média de 73 quilômetros nas sextas-feiras anteriores.

O COR também monitora desfile de blocos de grande porte com o auxílio de dois drones. Os profissionais geram a imagem para o telão de 104 metros quadrados inaugurado no fim de 2022.





Source link