Rússia volta atrás em acordo internacional e pode retomar testes nucleares – Notícias



O Parlamento da Rússia concluiu nesta quarta-feira (25) a aprovação de uma lei que abandona a ratificação do tratado global que proíbe os testes de armas nucleares, o que evidencia o profundo esfriamento nas relações com os Estados Unidos, à medida que Moscou prossegue com a guerra na Ucrânia.


O vice-ministro das Relações Exteriores Serguei Ryabkov disse que a Rússia não está preparada para retomar a discussão de questões nucleares com os EUA, a menos que Washington abandone a política “hostil”.



O projeto de lei para retirar a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês) foi aprovado por unanimidade, com 156 votos, na câmara alta, depois que a câmara baixa também o aprovou em sua totalidade. Agora, o projeto de lei segue para a assinatura do presidente Vladimir Putin.


O mandatário russo havia solicitado a mudança para “espelhar” a posição dos Estados Unidos, que assinaram o CTBT em 1996, mas nunca o ratificaram.


Embora não tenha entrado formalmente em vigor, o CTBT tornou os testes nucleares um tabu — nenhum país, exceto a Coreia do Norte, realizou uma explosão nuclear neste século.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


A Rússia afirma que não retomará os testes a menos que Washington o faça, mas os especialistas em controle de armas dizem que um teste da Rússia ou dos Estados Unidos poderia desencadear uma nova corrida armamentista — e mais testes de outros países — em um momento de grande tensão, com guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.


A CNN publicou imagens de satélite no mês passado que mostram que a Rússia, os Estados Unidos e a China expandiram locais de testes nucleares nos últimos anos.


O Departamento de Energia dos EUA disse na semana passada que havia realizado uma explosão química em seu local de testes em Nevada, “para melhorar a capacidade dos Estados Unidos de detectar explosões nucleares de baixo rendimento em todo o mundo”.


Rússia exibe mísseis, tanques e veículos blindados em desfile pelo Dia da Vitória; veja fotos




Source link