Saída dos primeiros estrangeiros de Gaza aumenta a expectativa do retorno de brasileiros – Notícias

[ad_1]


A abertura da passagem de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, para a saída de civis, nesta quarta-feira (1º), foi o principal avanço nesta semana para resgatar estrangeiros que tentam deixar a zona de guerra há quase um mês.


A expectativa agora é da divulgação da próxima lista de quem será liberado para cruzar a fronteira e entrar no território egípcio. Por enquanto, apenas 335 pessoas, de oito nacionalidades, mais 76 palestinos receberam essa autorização.



O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, prevê que nos próximos dias os cerca de 30 cidadãos brasileiros que estão na região da fronteira possam ser liberados, mas não estimou um prazo para que isso ocorra. 


“Acredito que em breve novas listas serão publicadas e espero que nossos brasileiros estejam nelas”, afirmou Candeas ao R7.


O embaixador do Brasil no Egito, Paulino de Carvalho Neto, disse ao R7 que também espera que “em breve” os brasileiros retornem para casa.


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo Telegram


A saída de estrangeiros foi um acordo entre Egito, Israel e o grupo terrorista Hamas, com a mediação do Catar, em coordenação com os Estados Unidos.


A região ao sul de Gaza é a única que não está sob o controle de Israel; por isso, é o local onde estão concentradas as pessoas que tentam fugir do conflito.



O governo de Israel ordenou um cerco à Faixa de Gaza nos primeiros dias de conflito com os terroristas do Hamas. Desde então, apenas caminhões carregados com comida, água e medicamentos foram autorizados a cruzar a fronteira.


Há receio de que terroristas do Hamas aproveitem a brecha humanitária para fugir ou para conseguir recursos para a guerra, como combustível.








Brasileiros na Cisjordânia









Enquanto o grupo de brasileiros em Gaza ainda tenta voltar para casa, outro, resgatado da Cisjordânia, deve desembarcar em Brasília no fim da tarde desta quinta-feira (2). São 12 homens, 9 mulheres e 11 crianças. 


Os destinos das pessoas repatriadas serão Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (duas), Goiânia (duas), Brasília (duas) e Porto Alegre (uma).


Fronteira de Gaza com o Egito é aberta e centenas deixam o território palestino; veja fotos


[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *