Saúde de Bento XVI é estável, mesmo em estado grave
O estado de saúde do Papa emérito Bento XVI é grave, mas estável. A informação é do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “O Papa emérito conseguiu descansar bem ontem à noite, ele está absolutamente lúcido e alerta. Hoje, embora seu estado continue grave, a situação no momento é estável”, disse Bruni.
O papa Francisco pediu aos fiéis que orem por seu antecessor. Na quarta-feira (28), no final da Audiência Geral, o Papa Francisco pediu “uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja”. “Recordamo-lo, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”, completou o pontíficie.
Piora no estado de saúde de Bento XVI
O quadro de saúde do Papa emérito começou a se agravar dois dias antes do Natal. A situação se tornou pública, com anúncio feito pelo Papa Francisco, na última quarta-feira.
Pouco depois, o porta-voz da Santa Sé confirmou o agravamento no estado de saúde do pontífice, mas que a situação está “sob controle”. “Sua saúde piorou em três dias”, disse uma fonte do Vaticano à AFP. “Suas funções vitais estão falhando, inclusive o coração.”
Bento XVI foi nomeado em 2005 para suceder João Paulo II, mas renunciou em 2013, por motivos de saúde. Foi o primeiro, em 600 anos, a tomar essa decisão.