Serie A Italiana irá utilizar o impedimento semiautomático após a Copa
Nesta segunda-feira, a Federação Italiana de Futebol aprovou o uso do impedimento semiautomático pela arbitragem no Campeonato Italiano. A estreia da ferramenta deve ocorrer no dia 4 de janeiro, no duelo entre Salernitana e Milan.
O impedimento semiautomático tem o objetivo de reduzir o tempo de checagem do VAR em possíveis gols irregulares e aumentar o tempo de bola rolando. O recurso funciona graças a um sensor instalado na bola que permite uma identificação precisa do momento em que a bola é tocada. A informação é avaliada com ajuda de uma inteligência artificial que indica um possível impedimento.
A tecnologia foi utilizada pela primeira vez no duelo entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt, pela Supercopa da Europa, em agosto. Na Copa do Mundo do Catar, o impedimento semiautomático foi acionado diversas vezes, inclusive na final do Mundial. A ferramenta foi utilizada no terceiro gol da Argentina, quando Lautaro Martínez recebeu passe em posição legal e Messi marcou no rebote.
🐐🐂#SerieA 💎 #FIFAWorldCup pic.twitter.com/O4TNXleXQg
— Lega Serie A (@SerieA_BR) December 19, 2022
O futebol italiano terá a tecnologia à disposição a partir da 16ª rodada da Serie A, sendo a primeira competição nacional da Europa a anunciar o uso do impedimento semiautomático.
“Estamos prontos para aplicar o impedimento semiautomático assim que o campeonato recomeçar no dia 4 de janeiro. Depois do fracasso da Itália em se classificar para a Copa, temos o dever de propor reformas que sejam transversais para todas as áreas”, declarou o presidente do Campeonato Italiano, Lorenzo Casini.
Deixe seu comentário