Sobe para 77 o número de mortos no transbordamento de um lago glacial na Índia – Notícias



Pelo menos 77 pessoas morreram e mais de cem estão desaparecidas devido a inundações causadas pelo transbordamento de um lago glacial em um vale do Himalaia, na Índia, na quarta-feira (4), de acordo com uma nova atualização divulgada pelas autoridades neste domingo (8).


O número de mortes anterior era de 56.


Em Sikkim, “29 corpos foram recuperados em locais diferentes”, disse um funcionário desse estado à AFP.


No estado vizinho de Bengala Ocidental foram encontrados 48 corpos, informou uma fonte policial no distrito de Jalpaiguri à AFP.


Mais de cem pessoas ainda estão desaparecidas, de acordo com a contagem mais recente.


O rio Teesta voltou ao seu curso normal quatro dias após a enchente, disse um oficial do centro de controle de desastres de Sikkim à AFP.


O lago Lhonak, cujo transbordamento causou destruição significativa, está localizado ao pé de uma geleira perto de Kangchenjunga, a terceira montanha mais alta do mundo.


As enchentes arrastaram pontes, estradas e linhas telefônicas, complicando a retirada da população.


Mais de 2.500 pessoas foram resgatadas, mas 3.000 permanecem em acampamentos de ajuda improvisados no estado ao norte de Sikkim, conforme indicado.


No total, mais de 1.200 casas foram danificadas, segundo as fontes.


Entre os mortos estão oito soldados indianos destacados em Sikkim, estado fronteiriço com Nepal e China.


As enchentes arrastaram “armas de fogo e explosivos” armazenados em um quartel, informou o ministério indiano da Defesa neste sábado (7).


Entre 2011 e 2020, as geleiras do Himalaia derreteram 65% mais rápido do que na década anterior, de acordo com um relatório publicado em junho pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas.


A temperatura média na superfície da Terra aumentou quase 1,2ºC em relação à época pré-industrial, mas as regiões de alta montanha estão aquecendo a um ritmo dez vezes maior, alegam climatologistas.


Edifícios, pontes e linhas telefônicas destruídas: veja fotos de cidades indianas após inundações




Source link