Sol fica azul e intriga europeus


Ao acordarem e perceberem o Sol com uma coloração diferente do normal, as pessoas do Reino Unido ficaram impressionadas. Em vez de amarelo e laranja, a estrela estava tingida de um azul mais notável. Nas redes sociais, o assunto foi amplamente comentado entre europeus e brasileiros, muitos expressando espanto: “Nossa, nunca vi isso antes”. 

De acordo com meteorologistas, não há motivos para preocupação, uma vez que a alteração na cor do Sol é atribuída à presença de fumaça proveniente de incêndios florestais no Canadá, na América do Norte. 

+ Cientistas japoneses alertam para risco de ‘chuva de plástico’

Segundo Dan Harris, vice-meteorologista chefe do Met Office, a forte influência ocidental nas condições climáticas pode transportar partículas de ar da América do Norte para a Europa, afetando o sistema meteorológicos. 

“Temos uma forte influência ocidental em nosso clima no momento e isso pode trazer ar da América do Norte para a Europa envolvido em nossos sistemas meteorológicos”, afirmou Harris. “Uma combinação de fumaça e nuvens altas na atmosfera pode espalhar a luz solar, criando cores incomuns.”

+ Polícia prende responsável por cortar árvore mais famosa do mundo

Essa é a primeira tempestade nomeada da temporada de outono e inverno no Reino Unido e na Irlanda e, curiosamente, teve origem na América do Norte. 

Nasa explica o ocorrido

29 de julho
Emblema azul da Nasa.- | Foto: Divulgação

Na física, cada cor visível possui um comprimento de onda específico. A Nasa, agência aeroespacial dos Estados Unidos, explica que o violeta possui o menor comprimento de onda, em torno de 380 nanômetros, enquanto o vermelho possui o comprimento de onda mais longo, cerca de 700 nanômetros. 

+ Cientistas conseguem mapear a Zelândia, continente quase 100% debaixo d’água

À medida que a luz solar viaja em direção à Terra, ela se dispersa naturalmente ao encontrar partículas presentes no ar, como poeira e fumaça. Isso significa que, quanto menor o comprimento de onda, mais facilmente a luz se espalha, e essa é também a razão pela qual o céu é azul.

Leia também: “Câmara dos EUA aprova proposta que impede paralisação do governo norte-americano”



Source link