Submarino da China cai em ‘armadilha’, e marinheiros morrem


Um relatório secreto do Reino Unido informou que um submarino nuclear da China caiu em uma armadilha, e 55 marinheiros morreram, em agosto último. A embarcação, segundo o documento, ficou presa em uma emboscada no Mar Amarelo. A informação foi divulgada pelo jornal Daily Mail, na terça-feira 3.

Leia mais: “PT anuncia acordo de ‘intercâmbio e cooperação’ com Partido Comunista da China”

Os marinheiros morreram depois de uma falha catastrófica nos sistemas de oxigênio do submarino, que envenenou a tripulação.

“O incidente ocorreu às 8h12, horário local, resultando na morte de 55 membros da tripulação: 22 oficiais, sete cadetes, nove suboficiais e 17 marinheiros”, diz um trecho do documento. “Entre os mortos está o capitão Coronel Xue Yong-Peng. Compreendemos que a morte foi causada por hipóxia [ausência de oxigênio para as células do corpo], por causa de uma falha no sistema no submarino.”

Submarino teria atingido obstáculo para prender embarcações norte-americanas

Governo chinês nega informação divulgada por periódico britânico | Foto: Reprodução/Unplash

O Daily Mail destacou que o submarino teria atingido um “obstáculo de corrente e âncora usado pela Marinha chinesa”, para prender embarcações dos Estados Unidos e de seus aliados.

Leia mais: “A visita de militares chineses ao Brasil é um problema?”

Ainda não há confirmação oficial da perda do submarino chinês. Pequim negou as afirmações sobre o acidente e as considerou “completamente falsas”, enquanto Taiwan também negou relatos difundidos na Internet.

No Reino Unido, autoridades também não confirmaram o ocorrido. Fontes oficiais, procuradas pelo Daily Mail, se recusaram a comentar a respeito.



Source link