Sul do Brasil é referência em Martech


Empresas que unem marketing e tecnologia em seu escopo de trabalho podem ser consideradas Martechs

A região Sul do Brasil é referência quando o assunto é Martech Services, mostra estudo da consultoria global ISG feito no Brasil. A apresentação da análise sobre provedores de serviços que englobam as áreas de marketing e tecnologia foi feita pelo analista líder da pesquisa ISG Provider Lens no Brasil, Marcio Tabach, em evento realizado na nesta semana (foto), em Porto Alegre (RS), pela seção gaúcha da Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (Anamid-RS). Empresas que unem marketing e tecnologia em seu escopo de trabalho podem ser consideradas Martechs.

A consultoria mapeia os principais prestadores de serviços de Martech no Brasil, analisa e aponta líderes e empresas que desafiam o mercado. Na lista dos que despontam estão duas empresas gaúchas: Brivia e Cadastra. “Começamos com uma pesquisa que mapeia mais de mil empresas, até chegar à lista final de líderes. A presença de empresas do Sul do país chama a atenção quando falamos em Martech”, disse Tabach. Para o presidente da Anamid-RS, Sebastião Ribeiro, a influência gaúcha vai muito além das duas companhias, visto que entre as destacadas no ISG Provider Lens estão empresas como Stefanini Haus e Sapient Ag2, frutos de incorporação de empresas gaúchas, além de outras fundadas com participação de executivos gaúchos, como a Jüssi.

O evento discutiu ainda as mudanças no cenário de marketing, apresentadas pelo head de BXM da Brivia, Guilherme Bello. “Quando falamos em marketing, o protagonismo não é mais da criação e da mídia — por mais importantes que continuem sendo. O protagonismo agora é da interação digital, da experiência do consumidor, da abundância de canais, das redes sociais, da personalização, da análise dos dados e de tantos outros conceitos que estão conectados em tecnologia”, complementou Fábio Rios, diretor da Anamid-RS.

Em meio às mudanças no panorama, são desafiadas agências e líderes de marketing das empresas. Priscila Franzeck Barbosa, gerente executiva de marketing e comunicação do Grupo Panvel, demonstrou resultados robustos da rede de farmácias que é referência em transformação digital e adoção de tecnologias que dão suporte ao marketing: hoje, a Panvel tem 93% da base de consumidores identificada, o que permite uma comunicação personalizada. O grupo ainda tem cerca de 16% das vendas feitas online e é referência em omnichannel. Já a gerente de marketing da Bebidas Fruki, Maria Eduarda Bastos, lembrou que a realidade de varejo e indústria é muito distante, e o processo de transformação digital das empresas deve levar em conta a cultura e o propósito de cada uma. Para ela, antes de escolher quais tecnologias adotar, é preciso ter foco na estratégia, ter claro quais desafios de marca e negócios devem ser respondidos.



Source link