Supertufão em Taiwan provoca a 3ª mais intensa rajada de …


Em Taiwan, ilha localizada no Mar da China, foi registrada a terceira mais intensa rajada de vento da história. O vendaval foi causado por um supertufão que atingiu a região nas últimas horas. E, segundo as autoridades locais, foram registrados ventos médios sustentados de 190 Km/h, e rajadas acima de 300 Km/h. A tempestade causou diversos estragos.

Uma estação meteorológica taiwanesa registrou uma rajada de vento de 342,7 Km/h na ilha de Lanyu, a uma altitude de 324 metros do nível do mar. Segundo o portal MetSul, o serviço meteorológico de Taiwan confirma que esta foi uma das mais intensas rajadas de vento já medidas por uma estação meteorológica na história.

Historicamente, os registros de grandes rajadas de vento são de 407,1 Km/h em Barrow Island, Austrália, durante a passagem do ciclone tropical Olívia, em 1996; e uma rajada de 371,7 Km/h no Monte Washington, New Hampshire, Estados Unidos, em 12 de abril de 1934.

Vista noturna de Taipei, a capital de Taiwan
Vista noturna de Taipei, a capital de Taiwan |
Foto: Heeheemalu/Wikimedia

Tufão Koinu

Nesta quinta-feira, 05, a passagem do tufão Koinu sobre o Mar da China deixou, pelo menos, uma pessoa morta no sul de Taiwan. E centenas de milhares de casas ficaram sem eletricidade. O tufão atingiu o extremo sul da ilha chinesa, e estava enfraquecendo ao entrar no Estreito de Taiwan.

Mulher de 84 anos morre

Ainda segundo as autoridades locais, a passagem do tufão Koinu provocou a morte de uma mulher de 84 anos, que estava em sua casa, na cidade de Taichung, oeste de Taiwan. Ela foi ferida por estilhaços de vidro.

Pan Huang Kui-chun, 68, guardião de um templo no sul de Pingtung, disse: “O tufão quase desmantelou minha casa. Tive de mover todas as minhas divindades para o lado. Desta vez, o tufão foi especialmente grande, muito grande. O vento estava intenso, e soprou por muito tempo. Demorou para passar”, disse o homem à agência AFP.

Escolas fechadas e voos cancelados

Seguindo as orientações dos alertas que antecederam a passagem do tufão, as autoridades locais fecharam escolas e escritórios. Na região sul de Taiwan, quase 300 pessoas ficaram feridas, segundo o governo local — sem, no entanto, fornecer mais detalhes. Segundo a imprensa taiwanesa, muitos ferimentos foram causados pela queda de árvores.

Na ilha do Mar da China, aproximadamente 300 mil residências ficaram sem energia elétrica; as autoridades locais estão trabalhando para restabelecer a eletricidade a cerca de 70 mil residências na tarde desta quinta-feira, 05.

Mais de 200 voos internacionais e domésticos foram cancelados em Taiwan, e cerca de três mil pessoas que viviam em regiões montanhosas tiveram de ser evacuadas por precaução.

Leia também



Source link