A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (13) que a reforma tributária é a “única bala de prata” para “fazer com que o Brasil diminua o custo da sua produção”. Tebet disse que a reforma deve sair até o final do ano e será uma “vacina econômica”. A declaração foi feita durante a participação da ministra no evento “Plano de Voo Amcham 2023” promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil, informou o Valor Econômico.

“Vai ser fácil? Não. Ela é difícil? Ela é difícil. Mas talvez pelo Brasil ter chegado pela primeira vez no consenso, quase praticamente, da unanimidade da importância dela como a única bala de prata que nós temos para fazer com que o Brasil diminua o custo da sua produção, acabe com a burocracia, torne o setor produtivo mais competitivo e, com isso, tenha maior produtividade e melhore a economia, gerando emprego, renda, distribuição de renda… Eu diria que a reforma tributária é a nossa vacina econômica”, disse.

Para a ministra, o impacto do avanço da tramitação da reforma tributário será a queda de juros. “Queremos viabilizar [a reforma tributária] até o final do ano. Não será em quatro ou cinco meses. Mas cada avanço trará sinalização positiva ao mercado. E poderemos ver os juros caindo com as perspectivas futuras de estabilidade”, afirmou Tebet.