Tensão de novo: navios chineses cercam, fazem manobras bruscas e quase batem em barco das Filipinas – Notícias



Imagens flagradas por drone, divulgadas pelos filipinos no domingo (11), mostram várias embarcações da Guarda Costeira da China impedindo a passagem de um barco de 97 metros, chamado BRP Teresa Magbanua, durante uma patrulha na última quinta-feira (8). Quatro navios chineses fizeram as manobras, segundo os filipinos. As imagens são da Reuters.


A embaixada da China em Manila, capital das Filipinas, não comentou os pedidos de resposta da Reuters. O local estava fechado durante o final de semana. 


A Guarda Costeira das Filipinas disseram que sua embarcação estava na região para proteger pescadores “de mais casos de aborrecimentos” na sua área tradicional de trabalho. Os navios chineses teriam cruzado a frente da embarcação filipina duas vezes, passando muito perto de uma colisão.


A China reivindica quase o total do Mar do Sul da China, um corredor marítimo mundial responsável por escoar mais de US$ 3 trilhões do comércio mundial por ano. Essa área marítima solicitada pela China se sobrepõe às águas exclusivas das Filipinas, Vietnã, Indonésia, Malásia e Brunei.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *