Trump tem tributações divulgadas pela Câmara dos EUA
O Comitê da Câmara dos Representantes dos EUA divulgou, na sexta-feira 31, arquivos sobre às declarações de imposto de renda do ex-presidente Donald Trump. Os documentos são do período de 2015 e 2020. A divulgação acontece dias antes dos republicanos assumirem a Casa.
Os dados indicam que Trump não pagou o imposto de renda em 2020. Segundo o relatório, o ex-presidente possui contas bancárias na Irlanda, China e no Reino Unido.
Em comunicado, o deputado democrata Don Beyer afirmou que os documentos foram obtidos de forma “legal” por meio da “execução de impostos do IRS (serviço de receita do Governo Federal dos Estados Unidos), incluindo o programa de auditoria presidencial.”
A divulgação dos dados ocorre depois que Trump se recusou a fornecer informações sobre seu imposto de renda. Desse modo, a Suprema Corte dos EUA autorizou que o comitê tivesse acesso às declarações fiscais dele.
O ex-presidente é investigado por fraude financeira e tentou manter seus registros de impostos sob sigilo, enquanto ainda estava no mandato.
Motivos da divulgação dos impostos de Trump
Os registros mostram que a renda e as responsabilidades fiscais de Trump aumentaram drasticamente entre sua primeira candidatura em 2015 e o fim de seu mandato em 2020. Um levantamento do jornal norte-americano New York Times indica que o republicano não pagou os impostos federais em 11 dos 18 anos analisados.
A divulgação é feita depois que democratas do comitê publicaram dois relatórios sobre os impostos do republicano, como parte de uma “investigação” sobre a prática da Receita Federal realizar auditorias obrigatórias em presidentes que ainda estão executando seus mandatos.
Conforme os relatórios, o órgão falhou em auditar o ex-presidente durante seus dois primeiros anos de mandato. Além disso, a averiguação de 2019 não foi realizada.
Resposta do republicano
Em entrevista à emissora CBS News, Trump disse: “As declarações de impostos mostram mais uma vez como tenho sido orgulhosamente bem-sucedido e como consegui usar a depreciação e outras deduções fiscais como incentivo para criar milhares de empregos e negócios magníficos”.