Ucrânia alega ter derrubado balões russos


Segundo o porta-voz da Defesa Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, seis balões russos foram avistados sobrevoando a região de Kiev, sendo que a maioria foi abatida pela defesa aérea ucraniana. Ihnat afirmou, nesta quarta-feira, 15, que a Rússia quer esgotar os equipamentos de defesa aérea da Ucrânia.

“O propósito de lançar os balões era possivelmente detectar e esgotar nossas defesas aéreas”, disse o porta-voz. “O inimigo quer que usemos nossas defesas aéreas, que protegem nossos objetos estratégicos, nesses balões, que não custam nada.”

De acordo com a Defesa da Ucrânia, os balões russos podem estar carregando refletores de canto e equipamentos de reconhecimento. As sirenes de ataques antiaéreos foram ativadas, porque balões russos estavam sobrevoando o espaço aéreo ucraniano em alta altitude.

“Segundo informações que agora estão sendo esclarecidas, eram balões que se moviam no ar pela propulsão do vento”, escreveu o órgão militar pelo aplicativo de mensagens Telegram, nesta quarta-feira, 15.

O porta-voz da Força Aérea disse também que a Rússia poderia estar usando balões para preservar os estoques de drones de reconhecimento.

Drones de reconhecimento, como o Orlan-10, agora estão sendo usados ​​com mais moderação, e eles pensaram: ‘Por que não usamos esses balões?’. Então eles estão usando”, disse Ihnat.





Source link