Um verdadeiro divisor de águas
A multinacional sediada em Joinville precisou repensar parte da produção da geladeira, já que, com o novo reservatório, a configuração da porta foi completamente alterada
Com a missão de estar cada vez mais próxima do seu consumidor para trazer soluções que facilitem o dia a dia dentro de casa, a Whirlpool foi mais uma vez reconhecida como a empresa mais inovadora da região Sul no ranking de Campeãs da Inovação 2023, retomando a liderança que, na edição passada, pertencia à Gerdau. Em entrevista, a empresa adianta que enxerga a inovação como a compreensão das necessidades dos consumidores, elaborando soluções eficazes e que façam a diferença. E a estratégia vem funcionando, realmente. O case inscrito pela Whirlpool foi da Brastemp French Door BRH85-86, o primeiro refrigerador do país com três temperaturas de água e dispensador de gelo em dois formatos – em cubos e triturado – na porta.
Desenvolvido e produzido 100% nos laboratórios da empresa em Joinville, o utensílio é equipado com a tecnologia Inverter A++, até 20% mais eficiente que a classificação A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. Além de inaugurar uma nova categoria de mercado para refrigeradores premium, o Brastemp BRH85-86 também pode se tornar a principal fonte de água potável nas residências, já que, além da regulagem da temperatura, está ligada diretamente à rede de água e possui filtro próprio. “A experiência do cliente com esse refrigerador é um divisor de águas”, avalia Eduardo Vasconcelos, diretor de relações institucionais, antitruste e comércio da Whirlpool para a América Latina.
A French Door BRH85-86
“Nosso compromisso é ser a melhor empresa de cozinha e lavanderia”, revela Vasconcelos. Com isso em mente, a empresa conversa constantemente com os consumidores para entender os pontos problemáticos em relação às geladeiras com dispensadores. E o que mais ouviam era que a água saia muito fria. Foi assim que surgiu a invenção. “Coletamos feedback direto dos consumidores de refrigeradores por meio de entrevistas em grupos focais, acompanhamento e sessões de brainstorming. Isso nos permitiu obter uma visão mais profunda das necessidades e desejos específicos dos consumidores brasileiros e nos capacitou a criar um produto que superasse essas expectativas”, completa.
Mas não bastou apenas compreender a necessidade dos consumidores. A multinacional sediada em Santa Catarina também precisou repensar parte da produção, já que, com o novo reservatório, a configuração da porta foi completamente alterada. Durante todo o processo de desenvolvimento, a Whirlpool utilizou simulações virtuais para reduzir o desperdício de matéria-prima. Internamente, foram 14 equipes colaborando para criar o novo produto através da inovação incremental. O que faz a água sair sempre fria do dispensador é o trajeto que ela percorre dentro do refrigerador, que é um ambiente muito frio. Por conta disso, Vasconcelos relembra que a companhia precisou repensar todo o sistema de transporte de água e criar um complexo arranjo de elementos para garantir que não houvesse vazamentos ou mudanças de temperatura. “Encontramos um novo posicionamento para o reservatório de água, bem como um novo circuito elétrico para controle de temperatura, que exigia a adição de elementos como resistores, conectores e válvulas”, relembra. Outro desafio enfrentado foi relacionado à produção: devido ao novo reservatório e painel, foi preciso encontrar alternativas para o processo de injeção de poliuretano na porta. A companhia conseguiu resolver o desafio através de diferentes protótipos e inúmeras simulações informáticas, que concentraram esforços de todo o ecossistema produtivo interno.
Muito além dos produtos
A Whirlpool afirma que a inovação faz parte de seu DNA. Por isso, investe na ordem de 3% a 4% de seu faturamento em inovação, independentemente do cenário, além de contar com mais de 13 mil colaboradores no Brasil engajados em trazer as melhores tecnologias e inovações – destes, 800 profissionais se dedicam exclusivamente à PD&I. Também conta com 56 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação e diversos parceiros, como universidades, centros de tecnologia e startups. Com eletrodomésticos exportados para mais de 70 países em todos os continentes, a qualidade dos produtos manufaturados elevou o desempenho da Whirlpool na América Latina, tornando a região um de seus principais mercados consumidores no mundo. As marcas Brastemp e Consul são líderes em preferência no Brasil e, juntas, correspondem a quase metade do mercado da companhia.
Juntos, designers, engenheiros e profissionais do marketing, finanças e manufatura iniciam uma série de testes e desenvolvimentos até a criação dos primeiros conceitos
“Desenvolvemos inovação muito além dos produtos, mas também em nossos processos”, ressalta Vasconcelos. E essa jornada não é de hoje: a Whirlpool investe em Open Innovation há mais de 30 anos por meio de uma parceria com o Polo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na qual desenvolvem tecnologia de ponta para refrigeração. A companhia também tem ampliado seu relacionamento com startups, principalmente através da participação no programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o LinkLab. Além disso, a Whirlpool é uma das dez empresas que mais usam o Inova Talentos no Brasil, com mais de 200 bolsistas desde 2013. Desses, aproximadamente 50 foram efetivados. Há mais de cinco anos, globalmente, a empresa caminha para a Indústria 4.0, focada em tornar suas fábricas mais inteligentes por meio de tecnologias digitais e abordagem ágil. Ambas em sinergia com o World Class Manufacturing (WCM), uma metodologia global de manufatura para excelência operacional e que já concedeu à Whirlpool as certificações Prata em Rio Claro (SP) e Joinville e Bronze em Manaus (AM). Internamente, a companhia também busca avançar na difusão da cultura de inovação aberta entre os colaboradores, desenvolvendo seu ecossistema nos mais diversos setores, como logística, RH, suprimentos, jurídico, finanças e outros. Em 2019, implementou em seus processos a metodologia Agile, com mais de 100 funcionários trabalhando em squads para pensar nas melhores soluções no menor tempo possível.
“Trabalhamos muito para que os nossos produtos ofereçam praticidade, tecnologia, design, qualidade e atributos ligados aos pilares ESG, seja garantindo economia de energia ou de água”, orgulha-se Vasconcelos. O processo para isso, é, inicialmente, analisar os hábitos e comportamentos dos consumidores brasileiros por meio de pesquisas. A partir dessas referências, os times multidisciplinares de desenvolvimento são formados e, juntos, designers, engenheiros e profissionais do marketing, finanças e manufatura iniciam uma série de testes e desenvolvimentos até a criação dos primeiros conceitos, que são testados e validados também pelos consumidores, para então serem lançados. A empresa envolve os consumidores em todas as etapas do desenvolvimento de seus produtos, permitindo que eles participem na criação de conceitos e avaliem diretamente o impacto das inovações propostas. Os protótipos testados nas casas dos clientes, por exemplo, são totalmente funcionais, permitindo que a empresa obtenha feedbacks valiosos sobre o produto. “Essa abordagem de inovação de ponta a ponta demonstra a importância dada à consolidação de estratégias de inovação em todas as etapas do processo de desenvolvimento”, avalia Vasconcelos. Para medir o sucesso de cada inovação, a Whirlpool também investe em avaliações por meio de indicadores-chave de desempenho de cada projeto de inovação desenvolvido, assim como vendas e giro dos produtos no mercado.
Mesmo com o trunfo do French Door BRH85-86, esta não foi, nem de longe, a primeira inovação da Whirlpool que revolucionou seu setor. A cervejeira Smart Beer, por exemplo, é o primeiro modelo 100% conectado a um aplicativo de controle de estoque, que permite verificar, de qualquer lugar e a qualquer momento, a quantidade disponível de cerveja em litros, latas, long necks e garrafas. Além disso, o consumidor pode controlar a temperatura das bebidas à distância, acionar o modo Happy Hour – que mantém a cerveja gelada mesmo com o abre e fecha da porta – e integrar o aplicativo com marketplaces, permitindo a fácil compra de bebidas nos principais e-commerces. A Brastemp B.blend também trouxe uma importante inovação para o segmento, sendo a primeira máquina de bebidas all-in-one do mundo a oferecer mais de 10 diferentes tipos de categorias ao toque de um botão e mais de 35 sabores de bebidas. Já a lavadora Double Wash, com cestos independentes, foi a primeira Top Load (abertura superior) no mundo a lavar roupas de cores, tecidos e nível de sujeira diferentes, ao mesmo tempo, sem manchar, danificar ou estragar.
A empresa também busca se adaptar constantemente às preferências do cliente. Em uma pesquisa realizada com mais de 19 mil consumidores em dez países, incluindo o Brasil, constatou que eles estão, cada vez mais, preocupados com as questões ambientais e priorizando eletrodomésticos mais sustentáveis: desses, 40% afirmaram optar por produtos que usam menos energia e 35% menos carbono. Atenta a isso, em 2022, a empresa firmou o compromisso de converter 100% de seu consumo de energia para energia limpa em suas unidades brasileiras. “Buscamos sempre nos reinventar, não só acompanhando, mas definindo tendências, tudo isso tendo o nosso consumidor no centro. Assim, temos cultivado a mobilização dos times para a geração de novas ideias em produtos, serviços, otimização de processos e de custos”, resume Vasconcelos. O desafio, daqui em diante, segue sendo equilibrar a busca pela inovação com a garantia de resultados tangíveis e sustentáveis. Apenas o tempo dirá se essas estratégias serão capazes de manter a Whirlpool como líder em um mercado em constante evolução – mas, ao que tudo indica, não deverá ser uma tarefa difícil.
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