USP é a melhor da América Latina e a 85ª do mundo, aponta ranking
A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina e a 85ª melhor do mundo, de acordo com o ranking QS World 2024. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, lidera a lista pelo 12º ano consecutivo. A classificação foi divulgada nesta terça-feira (27), pela editora Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, criadora do ranking.
A empresa alterou a sua metodologia este ano, com novas métricas para avaliar a sustentabilidade ambiental dos centros de ensino, a empregabilidade dos estudantes e a colaboração internacional na pesquisa. Em compensação, diminuiu a importância de itens como a “reputação acadêmica”, que são considerados mais importantes em outros rankings que medem o impacto da pesquisa na sociedade.
No Leiden Ranking de 2023, por exemplo, a USP está em 1.083º lugar em proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo, apesar de figurar entre as universidades no ranking que mais publicam papers (em 12º lugar). A citação de artigos é um dos fatores que medem a relevância da produção científica de uma instituição de ensino – se um artigo é pouco ou nada mencionado por outros pesquisadores, significa que tem valor ínfimo para o avanço da ciência.
Esta é a primeira vez que a USP está entre as 100 melhores no QS World. Na edição classificada como 2023, e divulgada no ano passado, esteve no 115º lugar. Na de 2022, em 121º.
A segunda universidade brasileira melhor classificada no ranking é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 220º lugar. A terceira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª posição.