USP não irá mais ofertar vagas pelo Sisu e cria sistema com o Enem


Como você se sentiu com essa matéria?

USP não irá ofertar mais vagas de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
USP não irá ofertar mais vagas de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)| Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo (USP) determinou que não irá ofertar mais vagas de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, e irá implementar um novo sistema de ingresso de estudantes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Conselho Universitário aprovou a mudança nesta quinta-feira (10).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram  

No ingresso para 2023, os candidatos vão ser convocados pela Fuvest com as notas obtidas pela prova do Enem. Essa nova maneira de ingresso se chamará Enem-USP. O intuito dessa nova forma é dar oportunidade do estudante aprovado via Enem realizar sua matrícula com o ingressante pela Fuvest. Com isso, não dependerá do sistema e do calendário do Sisu.

“Vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes”, explicou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Segundo a instituição, essa sincronicidade também irá contribuir para as comissões de heteroidentificação, responsáveis por averiguar a autodeclaração dos candidatos que se candidataram nas vagas reservadas por pretos e pardos. Além disso, o intuito é agilizar o processo de integração e inclusão dos novos estudantes para que todos iniciem as atividades da instituição simultaneamente.

A Fuvest será a responsável pelo sistema de inscrições, classificação dos critérios dos cursos e também convocar os candidatos selecionados. Com essa nova implementação do USP-Enem, um edital com o calendário e orientações sobre o sistema será divulgado em breve.



Source link