Vacina bivalente está liberada em Rondônia para pessoas a partir de 12 anos


A vacina bivalente contra o covid-19 e suas variantes já está liberada para crianças de no mínimo 12 anos em Rondônia. No entanto, apenas alguns municípios tiveram redução de idade (12 anos), como em Porto Velho. Pessoas a partir de 18 anos, podem se vacinar nas unidades de saúde de seu município das 8h às 18h. Segundo autoridades, há cerca de 18 postos de vacinação espalhados pela capital. Contudo, as unidades de Santo Antônio e Vila Princesa atuaram apenas até as 12h. As informações foram divulgadas pelo estado de Rondônia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), só pode receber a primeira dose da bivalente, caso já tenha completado o esquema primário de pelo menos duas doses das vacinas monovalentes. O período da última aplicação precisa ser de quatro meses. Mas quem ainda não se vacinou deve começar o esquema vacinal para tomar a nova dose disponível. 


Desde o final do mês de março, a vacina bivalente está disponível para pessoas a partir de 12 anos. A imunização contra a covid é uma versão mais atualizada e protege a população. População pode procurar pelos imunizantes em todas as unidades de saúde. https:/t.co/4j1433jElc

— Prefeitura PVH (@prefeitura_pvh) April 26, 2023 “>


O novo imunizante é uma versão que protege contra as variantes do covid-19, cepa original e a ômicron, variante que predominou o mundo em 2022. A conscientização para o uso da vacina é de grande importância, principalmente para grupos de risco, como pessoas com comorbidades, gestantes e idosos. “Esse público é um grupo que foi bastante afetado pela covid-19. Então é muito importante que as pessoas com comorbidades se vacinem para que elas fiquem protegidas contra a variante Ômicron”, afirma Maria do Carmo Possidente, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, em entrevista à prefeitura em um estado de São Paulo. 

Uma campanha de vacinação precisa estar presente em todos os estados do Brasil. A Organização Mundial de Saúde, afirma que por causa das vacinas, todo ano, são evitadas cerca de 2 a 3 milhões de mortes por doenças preveníveis. Por isso, se faz essencial esclarecer e informar sobre a relevância de uma população vacinada e segura.  

Foto destaque: Vacina bivalente/Rodrigo Clemente/PBH/Reprodução





Source link