Vídeo de Roberto Campos explicando a inflação viraliza –


Alguns dias depois de o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ter dado entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, um vídeo com a participação do economista e escritor Roberto Campos, avô do presidente do BC, no mesmo programa viralizou nas redes sociais.

No vídeo, Bob Fields, que ganhou esse apelido dos adversário, por ser considerado um “americanista”, também concedia entrevista ao Roda Viva, em 1997, aos 80 anos, quando ocupava o segundo mandato de deputado federal. E explicava, didaticamente, o que é a inflação. “Não é alta de preços”, ensinava. “Inflação é expansão monetária.” Ou seja, não era responsabilidade dos empresários, mas do governo.

“Essa mentalidade antiempresarial deriva de uma definição errônea da inflação. O cruzado [moeda brasileira entre 1986 e 1989] treinou a população brasileira para acreditar que inflação é alta de preços. Não é. Alta de preços é o resultado. Inflação é a expansão monetária. E daí? E daí um número de consequências grandes surge. Se a inflação é alta de preços, então o culpado é o empresário, que faz a alta de preços. Mas se inflação é expansão monetária, então o culpado é o governo. Veja que a mudança da definição cria uma cultura antiempresarial”, afirmou Campos, no programa, do qual já tinha participado inúmeras vezes.

Roberto Campos, autor de Lanterna na Popa, onde relatou suas memórias na vida política, era um defensor da diminuição do tamanho do Estado, da adoção de privatizações e do livre mercado. Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), ministro do Planejamento, embaixador no Reino Unido e nos Estados Unidos, senador por Mato Grosso, seu Estado natal, e deputado federal pelo Rio de Janeiro. Campos morreu em 2001, aos 84 anos.

A entrevista de Roberto Campos está disponível no YouTube, na íntegra.





Source link