Voa Brasil não decola e vende menos de 1% das passagens


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Movimento de aviões no Aeroporto Internacional de Florianópolis| Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Divulgação/Zurich Airport Brasil

O programa Voa Brasil, lançado pelo Governo Federal, demonstra baixa adesão entre seu público alvo. Lançado na última semana de julho, apenas 10 mil bilhetes foram emitidos através do programa desde seu lançamento. A quantia não chega a representar 1% da oferta total: são três milhões de bilhetes disponibilizados pela Azul, Gol e Latam.

Nesta primeira fase, o programa está disponível apenas para aposentados do INSS que não tenham realizado viagem aérea nos últimos 12 meses. Durante participação no videocast Me Conta, Brasil, o secretário de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, informou que o objetivo inicial era atingir 1,5 milhão de aposentados.

Apesar do baixo volume alcançado, Franca comemorou o resultado. “São 10 mil pessoas que estão voando pelo Brasil e que não voavam antes. Grande parte desse número nunca viajou de avião na vida. Então, é a primeira vez que a pessoa está entrando na aeronave, que está vendo o seu país e sua cidade de cima”, disse o secretário.

O programa Voa Brasil oferece passagens aéreas para destinos nacionais a um preço fixo de até R$ 200 somado ao valor da taxa de embarque – ou seja, o preço final da passagem pode superar a quantia de R$ 200. A proposta inicial era de que o programa fosse disponibilizado para idosos e estudantes do ProUni, mas outra categoria além dos aposentados ainda não foi contemplada pela iniciativa.



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